quarta-feira, 11 de julho de 2012

5 dicas sobre indicadores nos negócios sociais


Meça!
A primeira dica sobre indicadores é realmente essa: Meça!
Parece bobeira, mas uma grande quantidade de Empreendimentos Sociais acaba quebrando ou tendo problemas na gestão por não ter indicadores eficientes, ou mesmo não ter indicadores.
Um chavão na administração é: “Não da pra gerir o que você não consegue medir”.

Crie indicadores para seus clientes
Se você tem ou quer criar um negócio social, seus clientes são a coisa mais importante que você pode ter, então baseie seus indicadores neles.
Não adianta nada contabilizar lucro, aparições em mídia ou ROI se seu negócio não estiver agregando valor para o seu cliente. Fique sempre por perto e saiba o que realmente é importante para eles.

Meça o que é importante
Muitas empresas se confundem com os indicadores e acabam criando indicadores demais, que não são importantes. Isso pode tirar o foco do que é essencial e dispersar tempo de trabalho que deveria ser usado no seu indicador principal.
Saiba quais são seus melhores indicadores - ou, ainda melhor, defina uma só – e foque desesperadamente neles. É comum nos negócios sociais criar muitos indicadores, principalmente pelos problemas sociais serem muito intrincados entre si, mas é fundamental escolher o seu principal colocá-lo como prioridade.

Fuja das Vanity Metrics
Algo muito comum em empresas novas sejam negócios sociais ou não, é criar indicadores que vão nos deixar felizes, mas que não traduzem a essência do valor que estamos gerando.
Apesar de serem números que vão nos deixar felizes e até aumentar a auto-estima da equipe, eles não significam uma melhora para o cliente, então não deixe-se levar!
Nem sempre aparecer na Forbes vai realmente melhorar o número de pessoas que sua Startup ou empresa está atingindo. Apesar desse tipo de aparição ser bacana, podendo atrair investidores e mais “gente para a causa”, não vai adiantar nada ter milhares de pessoas para trabalhar e milhões de reais, se seu indicador primordial não estiver dando certo.

Defina um critério de sucesso
Sempre tem algo que é mais importante na empresa. Com maiores ou menores níveis de importância, o resto é suporte. Não foque no suporte!
Caso o critério de sucesso da sua empreitada seja subjetivo – coisa muito comum em Negócios Sociais - tente chegar o mais perto possível da experiência feliz. Por mais que isso não seja ideal, pelo menos você está medindo e atuando no seu foco.

Em suma, não deixe de medir os resultados que sua empresa está obtendo. É uma grande falha criar estatísticas erradas, tanto quanto não ter estatísticas!
Com certeza em diversos momentos é difícil quantificar algo qualitativo, mas pode ter certeza que assim que você se esforçar para fazê-lo, conseguirá direcionar melhor seus esforços no que realmente é importante.

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Quer saber mais sobre negócios sociais?
De uma olhada no nosso post aqui!

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