quarta-feira, 25 de julho de 2012

Guia básico de conceitos da área social


Tem interesse na área, acompanha os artigos do Consenso, mas fica um pouco perdido com os conceitos?

Segue um pequeno guia básico de alguns conceitos relacionados à área social. Criado a fim de auxiliá-los no entendimento das diversas e distintas atividades da área.
       
Pra começar...

Inovação Social
O primeiro, e mais abrangente, conceito apresentado é o de Inovação Social. Considera-se que esse conceito abrange todos os demais visto que, por exemplo, Negócios Sociais é somente um dos diferentes tipos de Inovação Social.


Mas o que é inovação social? 


São todas as inovações que geram impacto socioambiental positivo. Essa definição proposta é baseada na definição de inovação de Schumpeter e que foi aperfeiçoada por outros acadêmicos. O conceito pode ser descrito da seguinte forma: uma ideia implementada para um novo produto, serviço, processo ou sistema que gere transformação social positiva.

Negócios Sociais
Aqui no blog do consenso já apresentamos esse conceito pra vocês (Artigo), mas não custa nada dar uma relembrada não é? Desta vez tomando como fonte a empresa Artemísia.


Bom, mas então o que são negócios sociais? Empresas que, através da sua atividade principal (core business), oferecem soluções para problemas sociais, utilizando mecanismos de mercado.


E o que caracteriza um negócio social?

  • Vende um produto ou serviço que contribui para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;
  •  Esse produto ou serviço principal é capaz de sustentar financeiramente a empresa, de forma que ela não dependa de doações ou captação de recursos para as suas operações;
  • Apresenta inovação no modelo de negócio (por exemplo, no modelo de distribuição, no produto ou serviço, no sistema de precificação);
  • Tem potencial de alcançar escala e opera de maneira eficiente;
  • Há comprometimento do empreendedor e sua equipe em melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda.

Fundos de investimento de impacto
Fundos de investimento de impacto são o campo de investidores interessados em fomentar os negócios sociais. São investidores visionários interessados em co-criar organizações capazes de gerar alto impacto social com possibilidades de retorno financeiro. 


A Vox Capital, o Instituto Ventura e a Sitawi criaram três tipos de financiamento diferentes para negócios sociais e estão evoluindo com o desenvolvimento do campo no Brasil. As três organizações trabalham com modelos de investimento que integram retorno financeiro.

Joint Venture Social
É a parceria entre organizações dos três setores para, juntas, gerarem mais valor para a sociedade. Essa forma colaborativa de trabalhar é uma mudança importante em relação a forma dos três setores atuarem isoladamente. O diálogo entre os setores para cocriar estratégias conjuntas tem potencial para gerar inovações sociais que podem mudar a forma de trabalhar e atuar na sociedade. 


Uma “joint venture” é um empreendimento conjunto criado por duas empresas com fins lucrativos e que termina após atingido os objetivos desse empreendimento. No caso da “joint venture” social trata-se de um empreendimento conjunto com um fim social. Exemplo de Joint Venture Social no Brasil.


--


E aí sonhadores, se interessaram? Se aprofundem nos conceitos apresentados! E, claro, continuem acompanhando nosso Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons