quinta-feira, 23 de agosto de 2012

3 incríveis negócios sociais na educação



Como pedido por muitos e para minha própria curiosidade, nesses últimos tempos comecei a pesquisar mais sobre negócios sociais pelo mundo, bem como empreendedores do ramo.

Fui descobrindo histórias incríveis, inacreditáveis e maravilhosas, sobre atividades nas mais diversas áreas. Mas hoje, queria compartilhar com vocês, em especial, 3 empreendimentos sociais que atuam na área da educação e que possuem algo em comum: ajudar a sociedade a se desenvolver e poder ter oportunidades de crescimento cada vez maiores e melhores. Ai vai então minha listinha:

Esta editora de livros infantis de Laos, foi idealizada por Sasha Alyson, um americano que viu uma oportunidade na pobreza e precariedade do país quando foi visita-lo. Observou que quase não se publicavam livros infantis no país e teve a simples, mas brilhante ideia de começar a produzir estes no país com a ajuda dos próprios laocianos.




Porém, o diferencial não estava ali na produção destes livros para crianças; ele estava na ideia de distribuir estes por todo o país, até aos mais inóspitos e isolados lugares, e o melhor: por menos de um dólar. Hoje, o próprio idealizador do projeto mostra que a implantação de uma cultura de leitura e aprendizado é bem desafiadora e demorada, mas “Agora, alguns deles têm livros. Ninguém nunca tinha visto isso alguns anos atrás. Então, sim, definitivamente vale a pena”,  disse Sasha para o portal G1.


O que você acha de ter a oportunidade de ter aulas com professores das melhores universidades do mundo? E além de tudo isso, fazer tudo isso dentro de casa e de graça?

Criada por Richard Ludlow, a Academic Earth tem como objetivo oferecer chances de crescimento profissional e pessoal para todos, basta ter vontade e dedicação. Esta plataforma oferece palestras de professores de universidades como Harvard, Cambridge, MIT, Columbia, entre outros.

Além destas palestras, existem Online Degrees que podem ser feitos também pelo site da empresa, capacitando pessoas de todo o mundo! Para se ter uma ideia, já nos primeiros meses de lançamento dos programas, houve mais de 1 milhão de acessos no site! Agora você tem alguma dúvida de que o que não falta no mundo é vontade de ter ensino e desenvolvimento com qualidade?

OBS: No Brasil, temos também plataformas super interessantes de ensino, como o Kiduca e o QMágico, em que alunos são beneficiados com materiais didáticos e exercícios disponibilizados web!



Já comentada pelo CI em uma de suas divulgações de notícias diárias, a Worldfund é uma iniciativa de Luanne Zurlo, que trocou a Wall Street por este negócio social sem fins lucrativos, lembram-se?

Contextualizando um pouco antes de falarmos mais sobre esta iniciativa maravilhosa, seguem alguns dados alarmantes coletados no próprio site da organização sobre a situação da educação na América Latina:


  • 50 milhões de pessoas não conseguem ler ou escrever;
  • Brasil, Chile, México e Peru estão piores posicionados quanto à qualidade do seu ensino de matemática e ciências comparados à Uganda, Zâmbia, Botswana e Burundi;
  • Mais de 50% de mexicanos e brasileiros com idade média de 15 anos são analfabetos funcionais e, por isso, impossibilitados de competir no mercado atual;
  • No México, apenas 13% dos adultos recebem diploma do ensino médio, comparado a 87% de americanos adultos.
Esta organização, desse modo, é voltada para a América Latina e basicamente ajuda – financeiramente - instituições de ensino e iniciativas educacionais na região. Assim, tem como objetivo aumentar a qualidade de ensino nos países latinos investindo em escolas, programas de pós graduação e no treinamento de professores.

Hoje, já impactam 86 mil estudantes por ano, que não teriam como estudar e se desenvolver. Para 2015 sua meta é ainda mais desafiadora: impactar 250 mil alunos anualmente! Incrível, não é?





Bom, depois de conhecer apenas algumas poucas organizações e pessoas incríveis neste artigo, você não ficou com nenhuma vontade de mudar o mundo? Talvez fazer a diferença? Preste atenção na palavra que mais se repetiu nesse artigo: oportunidade. Não a deixe de lado, aja, arrisque, transforme!

Um comentário:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons