quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aproveite as oportunidades



Final de ano é engraçado. Sempre me pego pensando em tudo que aconteceu. E já começo a projetar planos para o próximo ano. Ansiosa demais?
Talvez. Eu diria prevenida, ou até, objetiva, afinal, é preciso traçar metas para poder assim trilhar o caminho, não necessariamente o mais rápido, mas o melhor.

E nesse fim de ano, percebi que já estou na metade do meu caminho para um dos meus objetivos. Olhando um pouco para trás, é inacreditável como o tempo passou mais rápido do que eu imaginava que seria. 

Comecei minha graduação no ano passado, e já foram tantas pessoas que conheci nesse meio tempo, algumas permaneceram e já tem um lugar especial na minha história, outras passaram e deixaram sua marca e algum aprendizado, e outras, ainda, apenas passaram. Tantas histórias, risadas, conversas e, não menos, tantos estudos.

Parei para pensar em tudo que planejei pra mim, e ver se estava seguindo como pretendia. Alguns planos mudaram, qualidades me foram acrescentadas, defeitos deixaram de existir, no entanto apareceram outros.

Percebi que na graduação, se você souber gerir bem seu tempo, você consegue fazer tudo e mais um pouco, isso sem deixar seus estudos de lado. A universidade tem muita oportunidade boa além do diploma que você vai receber no final. E vendo meu trajeto até aqui, me envolvi em mais coisas do que planejava, algumas nem sabia que existiam; há diversas chances de ser mais universitário como organizações estudantis, empresa júnior, atléticas, diretório acadêmico; há os cursinhos voluntários, grupos de estudo, iniciação científica, intercâmbio, dentre outros. 

O próprio Consenso Incomum, uma organização nova, composta por alunos que querem de alguma forma fazer a diferença, dar o retorno para a sociedade de tudo que indiretamente investiram em nós.


E mesmo na metade do caminho, é perceptível o quanto tudo isso tornou a minha graduação muito mais completa, o quanto de valor me agregou. Agradeço todos os dias por estas atividades extra-curriculares, formalmente dizendo, terem entrado na minha vida. 

Afinal, diploma, todos vão ganhar, mas as experiências aqui vividas, os aprendizados, o retorno que eu pude dar a comunidade local, o que aprendi com eles, com certeza vale muito mais a pena do que qualquer papel escrito com o símbolo da UNICAMP.

E que agora, dessa metade para o fim, a tendência é que o tempo passe cada vez mais rápido e que em um piscar de olhos esteja a apenas um passo de alcançar meu objetivo. 

Quero parar lá na frente e olhar pra trás, e ver que tinham vários caminhos a serem trilhados e que eu escolhi não o mais simples para chegar mais rápido, mas o mais completo, cheio de oportunidades que me agregue valor a vida e que eu possa compartilhar os meus também.

Vai deixar de pular quando a janela se abrir?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons