sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Choque entre mundos – A importância de diferentes perspectivas


Uma característica minha é que sempre gostei de experimentar coisas diferentes. Acostumado com mudanças desde pequeno, sempre acreditei que uma visão ampla do mundo é fundamental para entender melhor as coisas.



Isso não foi diferente dentro da faculdade. Infelizmente não vou conseguir aprofundar tanto quanto gostaria, mas vou falar um pouco das minhas experiências e as principais características de cada uma:

Empresa Júnior
Minha primeira experiência na faculdade foi no mundo mais empresarial, com a fundação da EJ.
O interessante dessa experiência foi a maturidade profissional enorme que surgiu em todos que estavam envolvidos inicialmente. Além da maturidade profissional, o tino de negócios e as habilidade de gestão de projetos foram conquistados no dia-a-dia da criação de algo que se consolidaria como exemplo de crescimento e sucesso em seu próprio movimento.
Certamente é o alicerce de toda a minha organização na faculdade e o estopim da minha proatividade.

Iniciação Científica
Paralelamente à EJ, passei por um processo seletivo e comecei a trabalhar em um projeto acadêmico com alguns colegas, sendo orientado pelo Prof. Carlos Etulain e pela Prof. Adriana Bin.
Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que foi uma experiência muito importante para desenvolver uma leitura clinica e a capacidade de organizar meus pensamentos em um texto conciso e bem estruturado.

Diretório Acadêmico
De longe, foi a experiência mais “polêmica” para meus amigos e também mais disruptiva para as minhas ideias.
A experiência de trabalhar em uma organização totalmente horizontal, com alto engajamento político (não no sentido partidário, nem de politicagem), serviu para quebrar muitos preconceitos e fundamentar muito minha visão atual das coisas.
O que não faltou foi a alcunha de maconheiro, de que estava jogando a minha “carreira” no lixo e estava perdendo meu tempo. O que sobrou foram experiências que modificaram todos os preconceitos que tinha sobre diversas perspectivas.

Consenso Incomum
Saindo do contexto altamente social, tendo começado em um altamente empresarial, algumas incoerências e análises surgiram na minha cabeça.
Por um lado, um ambiente extremamente organizado e eficiente – a Empresa Junior. Por outro um extremamente politizado e crítico – o Diretório Acadêmico. Fiquei inconformado em como essas duas realidades tinham dificuldades em coexistir e, ao ser convidado para participar na fundação do Consenso Incomum, não duvidei.
Foi uma experiência muito boa sentir o engajamento que o pessoal de negócios sociais tem, além de trabalhar com outras pessoas que compartilhavam a ideia de misturar esses dois mundos. E ainda tem sido!

Moral da estória
No começo, com essas experiências, eu esperava aprender:
o   Visão sistêmica - Ver como os dois lados funcionam
o   Análise crítica – Identificar as principais diferenças nos posicionamentos
o   Empatia - Ver outra realidade ajuda a se colocar no lugar do outro

Mas o que eu que realmente aprendi (além das mencionadas anteriormente)
o   O mundo não é preto e branco
o   O certo ou errado é relativo e questionável
o   A falta de diálogo e cooperação reina

É preciso vencer o preconceito e trabalhar junto, com tolerância, paciência e sempre se colocando no lugar do outro, para finalmente alcançar um resultado que satisfaça ambas as partes.

Não só é possível intermediar o mundo social com o empresarial, como é necessário. Mas para isso, ambas as partes vão ter que abrir mão de conceitos que acreditavam ser o pilar de sua substância e vão ter que tolerar características do outro lado que inicialmente não aceitavam.

Essa é uma situação de ganha-ganha, já que, na pior das hipóteses, você acaba entendendo os dois lados da moeda.

Afinal, por mais que as incoerências existam, é melhor amenizá-las e chagar a um “Consenso Incomum”, ou simplesmente ignorar que elas existem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons