sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como a cidadania está inserida na vida da população hoje?


Essa é uma pergunta que eu geralmente faço. Como os jovens, crianças, adultos e idosos vêem a questão da cidadania no lugar em que eles freqüentam, como universidade, mercados, escolas, ruas, etc. ?

O conceito de cidadania é o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo, está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. Podemos observar que a cidadania surge de vários movimentos, principalmente os sociais, que estão muito ligados à história do Brasil, como as revoltas e os quilombos, por exemplo.

Usando como exemplo os jovens e as universidades, vemos a cidadania surgindo de diversas formas, mas principalmente pelos movimentos estudantis/ sociais que tentam proporcionar para os estudantes mostras de como se deve inserir dentro de suas vidas esses direitos e deveres de cidadão.

Podemos observar isso quando temos dentro desse ambiente da universidade, que é uma micro-sociedade dentro da sociedade, exemplos como:

Coletas seletivas: Que são essenciais para o movimento ecológico nessa sociedade;

Pré-vestibulares: Que desenvolvem a região que a universidade e os estudantes habitam;

Ações sociais: Movimentos que desencadeiam a melhoria e o aumento da visão dos estudantes e da população em geral.

A cidadania deve ser refletida e praticada por todos, começando principalmente do ensino básico até a ultima instância de poder, pois sendo assim teremos cada vez mais crescimento tanto, econômico como social, de todos.





por Carolina Freixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons