quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O que é ser um empreendedor dos negócios sociais?




Faz muito tempo que eu me pergunto quem é o empreendedor dos negócios sociais. Quais são suas características, seus sonhos e suas prioridades? O que uma pessoa precisaria ter para ser um empreendedor social?

O que eu li foi que ele precisa sonhar grande, mas ser extremamente prático, analítico, ético, ter uma visão de business aguçada, conhecer a fundo seu mercado, ter uma rede de contatos bem estruturada e saber aonde ele quer chegar. Isso sempre me assustou porque é muito difícil começar a empreender já sendo esse cara.

O que eu estou aprendendo é que o empreendedor é uma pessoa normal, de carne e osso e que não existe um padrão entre eles. No geral, todos os empreendedores que conheci são bem diferentes entre si. Suas maiores dúvidas são no âmbito impacto vs lucro, mas todos são éticos e sabem exatamente como é o mundo em que querem viver. Penso que isso é essencial: quando uma pessoa sabe aonde quer chegar, é mais claro o caminho que ela deve seguir.

Todas essas características citadas acima não são talento, ninguém nasce sabendo fazer um planejamento estratégico. Elas são habilidades conquistadas com muito esforço e muita mão na massa. Então se você sempre pensou em ter um negócio social, mas nunca teve coragem por não se achar “empreendedor” o suficiente, pode começar! Comece já, porque o trabalho é duro, mas ninguém nasce empreendedor, é só se esforçar.



por Julia Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons