quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Um hobby ou uma profissão? Depende de você!


Se tem uma coisa que muitos jovens perderam o interesse, hoje em dia, é sobre conhecer um pouco sobre música clássica. Ou, às vezes, não conseguem ter acesso a esse tipo de cultura já que a entrada de uma audição em um teatro é um tanto quanto cara e até mesmo pouco divulgada. Mas há um projeto no Estado de São Paulo que traz essa proximidade para jovens e crianças, possibilitando que conheçam mais sobre esse tipo de música e os instrumentos que a compõe.

O governo do Estado de São Paulo iniciou um projeto há 18 anos, e hoje já está presente em mais de 300 municípios, tanto no interior como no litoral, chamado Projeto Guri. Desde 1995, é uma iniciativa de acesso à cultura musical para crianças e jovens, uma vez que esse tipo de aprendizagem não faz parte do currículo em escolas públicas. Hoje em dia, atende cerca de 51 mil alunos segundo dados do próprio site do Projeto. Além do Governo do Estado, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.


Esse projeto é a principal ação coordenada pela Associação do Projeto Guri, e trabalha com a formação de orquestras, corais e grupos musicais, e é uma grande oportunidade para quem participa possa pensar, criar, agir e viver em sociedade por meio da música, sendo um multiplicador da educação e da cultura. São oferecidos cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de corda, madeiras, sopro e percussão.

Iniciativas como essa fazem grande diferença na vida cultural dos municípios, além de beneficiar os mais novos, que tem a oportunidade de aprender uma atividade diferente, podem descobrir na música um hobby saudável, um dom escondido e uma nova paixão da vida. Os professores do projeto afirmam que o envolvimento com a música traz responsabilidade a essas crianças e jovens e, muitas vezes, o desempenho escolar também melhora, além de tirá-los da ociosidade quando não estão na escola.

Você que tem filhos, irmãos, sobrinhos ou primos que tenham interesse em aprender mais sobre cultura musical, procure mais informações na sua cidade, a inscrição é grátis e as crianças e jovens não precisam de instrumentos para começar. Como tudo nesta vida, basta ter vontade!

E se quiser conhecer mais sobre o projeto, seguem alguns vídeos super legais:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons