sexta-feira, 1 de março de 2013

Do que será que o mundo precisa?

Essa é uma pergunta que talvez sempre nos façamos. Mas dificilmente nos perguntamos o que nossa região ou o que uma região/comunidade distante da que vivemos realmente precisa.

Venho me fazendo essa pergunta a algum tempo e sempre penso se posso  incluir isso na minha vida universitária, e conversando com alguns colegas conheci um projeto universitário, chamado Projeto Rondon.


“É um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população”.

Acho de extrema importância olharmos para todos igualmente, por isso projetos como esse são indispensáveis no meio acadêmico e nas nossas vidas. Precisamos entender melhor como participar de projetos como esse, então resolvi aqui mostrar alguns objetivos do projeto, como:

  • Contribuir para a formação do universitário como cidadão.
  • Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país.
  • Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

     A principal área de atuação do projeto Rondon é na região Norte e Nordeste do Brasil, onde se encontram os maiores índices de pobreza e exclusão social, sendo a maior luta do projeto acabar com ambas.

     Vamos nos conscientizar sempre e tentar melhorar o que podemos, mas, principalmente, comecemos pelo nosso país: somente com a ajuda da população esclarecida e com poder de ação é que a nossa realidade mudará.


“Não basta olhar o mapa do Brasil aberto sobre a mesa de trabalho ou pregado à parede de nossa casa. É necessário andar sobre ele para sentir de perto as angústias do povo, suas esperanças, seus dramas ou suas tragédias; sua história, e sua fé  no destino da nacionalidade.”
Equipe do Projeto Rondon da USP - 1979



Fonte:



Por Carolina Freixo

2 comentários:

  1. O Rondon é uma experiência única, a qual apresenta um emocionante intercâmbio entre a vida acadêmica com a realidade brasileira.
    Como segue o slogan, Lição de vida e de cidadania.
    Angelo Rodrigues Azevedo
    Operação Pai Francisco - Cajari - MA

    ResponderExcluir
  2. Angelo, ficamos contentes em receber seu relato. Com certeza é um trabalho muito bonito!

    ResponderExcluir

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons