quinta-feira, 7 de março de 2013

Seja um doador de gentilezas


"Me incomoda como se naturalizou o fato das pessoas não serem mais gentis uma com as outras", foi o comentário feito por uma estudante do primeiro ano da FCA, num debate promovido pelo Consenso Incomum. Ouvindo isso, porém, pensei: ‘apesar dos pesares, ainda há esperança’.

Essa prática deveria ser uma característica inerente ao ser humano para ser praticado o dia todo, o ano inteiro, por uma vida toda - sem motivo especial, a qualquer hora, em qualquer lugar e com qualquer pessoa.Existem diversos projetos que incentivam essa dose a mais de felicidade na vida das pessoas: um deles é a Equipe Riso, de Belmonte - BA, um grupo que se empenha para proporcionar um dia a dia mais feliz para a comunidade. A ideia começou com um dentista que queria retribuir a forma gentil com que a cidade o tinha recebido. O dentista, então, criou o Studio do Riso, lugar em que contam histórias que não se aprendem na escola, e de pessoas como Chico Buarque, Gilberto Gil, Portinari, Gandhi... E elaborou, ainda, o Largo do Riso, que era um espaço abandonado que foi transformado em um espaço perfeito para apresentações musicais e para o Coral do Riso, composto por 50 crianças da comunidade.

Fazer um projeto dessa dimensão não é nada fácil, mas tudo começou com uma simples atitude: gentileza. E para eles o que é, exatamente, doar gentilezas? É doar atitudes positivas, sorrisos, 'por favor' e 'obrigado'... Os gestos são simples, mas podem fazer a diferença no dia de uma pessoa. E, eventualmente, podem tomar a amplitude de um projeto como esse, que transforma vidas.


Nós, estudantes vindos de outras cidades para a cidade sede de nossa universidade, devemos algum retorno para o lugar que nos acolherá durante toda a nossa vida acadêmica. E, por que não, falar as palavras mágicas logo pela manhã para o porteiro do seu prédio ou para os funcionários da faculdade? Tenha paciência com os chatos, use o bom humor como antídoto; pare o carro para deixar alguém passar, mesmo que ela não esteja na faixa de pedestre. A gentileza é uma delicadeza, nunca uma simulação.

Essas são dicas simples, mas eficientes para você viver ainda melhor. Fazer bem aos outros não faz bem somente ao outro, mas à você também. Não fique de fora, seja um doador de gentilezas!



Conheça o Blog do Projeto.

Por Eleni de Toledo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons