quinta-feira, 30 de maio de 2013

Educando a cultura!


A cultura é um sistema de padrões, valores e significados estabelecidos em uma sociedade. Quando nascemos, nos infiltramos em uma cultura já estabelecida, porém não estática. O homem é também criador de cultura, e é através da educação que experiências são vividas, velhos paradigmas quebrados e novos estabelecidos. É necessário, pois, uma atenção especial para a questão da educação.

Já vimos debatendo em artigos anteriores as questões e casos de Negócios Sociais. E se tratando de um tema tão importante quanto a educação, essa nova geração de empreendedores que lucra fazendo o bem não fica de fora dessa; 34% dos Negócios Sociais hoje no Brasil focam em educação.

Como todo bom empreendimento de sucesso, criatividade e inovação são pré-requisitos. Os empreendedores lançam mão, então, das novas tendências em educação. O modelo de sala de aula invertida já está presente no Brasil, como é o caso da Khan Academy. Nele, os alunos acessam o conhecimento através de videoaulas em casa e desenvolvem os trabalhos de casa na escola.

Outros modelos já bastantes popularizados são a gamificação e o aprendizado baseado em jogos, o qual utiliza jogos como meio de apresentação de conteúdo didático. O Kiduca, criado pela Singol, é referência desse modelo no Brasil.

Ademais, há os modelos baseados na tecnologia, que em um sistema pautado no avanço tecnológico como o nosso atual não poderia ser ignorado. Dentre eles, há o MOOC, cursos virtuais gratuitos na web; o ensino adaptativo, o qual usa softwares para propor atividades diferentes e sob medida para cada aluno; e o crowdlearning, plataformas virtuais para troca de conhecimento. Todos esses modelos já fazem parte da rede empreendedora brasileira, liderados pela PingMind, Geekie, e Sabixão, respectivamente.


É perceptível que as oportunidades de negócios são infinitas. Com um pouco de criatividade, e com os recursos tecnológicos hoje existentes é possível lucrar fazendo o bem, quebrando paradigmas, reafirmando os valores e criando uma nova cultura, muito mais justa e solidária.

Para saber mais:



Por Lucas Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons